segunda-feira, 27 de outubro de 2014

EXU E ESPIRITISMO

Exu e Espiritismo (Kardecismo)



Muito se questiona se há Exus trabalhando nas lidas espíritas. É preciso que fique claro que o nome “Exu” é algo empregado na Umbanda para definir os “Guardiões do Templo” e “Guardiões Pessoais”, entidades que trabalham em todas as religiões. 

Embora haja Guardiões dedicados a esta ou aquela religião, também há aqueles que militam em mais de uma religião, e também guardiões pessoais que acompanham seus médiuns onde eles forem. Logo, o fato de observarmos guardiões no espiritismo não nos dá o direito de chama-los de “Exus”, pois essa é nossa forma de identificá-los. 

Assim, vejamos a presença de alguns deles na literatura espírita, e que se fosse em ambiente de Umbanda não restaria dúvida de sua identidade. Vou me limitar apenas a transcrever alguns trechos de livros da série "Nosso Lar" de André Luiz, psicografado por Chico Xavier. Título Ação e Reação (pg. 62):

De súbito, um companheiro de alto porte e rude aspecto apareceu e saudou-nos da diminuta cancela, que nos separava do limiar, abrindo-nos passagem. Silas no-lo apresentou, alegremente. Era Orzil, um dos guardas da mansão, em serviço nas sombras. A breves instantes, achávamo-nos na intimidade de pouso tépido.


Aos ralhos do guardião dois dos seis grandes cães acomodaram-se junto de nós, deitando se-nos aos pés. Orzil era de constituição agigantada, figurando-se-nos um urso em forma humana. No espelho dos olhos límpidos mostrava sinceridade e devotamento.

Tive a nítida ideia de que éramos defrontados por um penitenciário confesso, a caminho da segura regeneração.


Título Nos Domínios da Mediunidade (pg.53):
Três guardas espirituais entraram na sala, conduzindo infeliz irmão ao socorro do grupo.

Título Nos Domínios da Mediunidade (pg.251):
Apenas o irmão Cássio, um guardião simpático e amigo, de quem o assistente nos aproximou, demonstrava superioridade moral.


Podemos encontrar muitas outras referências em outros títulos espíritas, para não nos alongarmos na questão cito apenas um título do autor espiritual J.R.Rochester, que se é polêmico no entanto tornou-se um clássico, Os Magos (Ed. Boa Nova). Nessa obra encontramos um certo “Abin-ari”, espírito sem luz que vive de retirar de nosso meio os espíritos rebeldes e "larvais" que se voltam contra a humanidade, e para tal ele usa como ferramenta um tridente. O mais curioso é que esse livro foi psicografado na Rússia no final do século XIX, pouco antes de surgir a Umbanda no Brasil.

3 comentários:

  1. Nossa meu irmão que texto maravilhoso... Ase, adorei... Parabéns
    Abs, Funfun

    ResponderExcluir
  2. ARREPENDER E VOLTAR LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre GSS de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que GSS venha para MIM, afaste todos aqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele GSS não pense mais nos outros… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta s! impatia por três vezes, basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor

    ResponderExcluir
  3. Pelos poderes de São Cipriano (tasn) Virá agora atrás de mim (lloa) Ligará agora pedindo desculpas Vai vir de rastos, apaixonado, Cheio de amor e tesão por mim (lloa) o mais rápido possível. São Cipriano, eu terei esse poder, que ElE (tasn) deixe de vez todas As outras mulheres, E QUE AME A MIM (AAV), COMO NUNCA AMOU NINGUEM EM TODA A SUA VIDA. São Cipriano afaste qualquer mulher ou amigas QUE QUEIRAM NOSSA SEPARAÇÃO. QUE (tasn) as odeie e sinta muita raiva dessas mulheres que procuram ele. E faça com que ele me Procure a todo o momento, CHEGA DE MENTIRAS, CHEGA DE INCERTEZAS, QUERO APENAS A VERDADE. HOJE e AGORA, desejando estar ao meu lado, que Tenha a certeza que eu (AAV) sou a mulher perfeita para ele (EPF), que não possa mais viver sem mim (lloa). Que Sempre tenha a minha imagem em seu pensamento todos os momentos. AGORA COM QUEM ESTIVER, ONDE ESTIVER ELE IRÁ PARAR, porque o pensamento está em mim (lloa). E ao deitar que ele (tasn) tenha sonhos comigo e ao acordar pense em mim (lloa) e me deseje, a todo o momento dos seus dias tenha o pensamento em mim (lloa), que queira me ver, sentir meu cheiro, me tocar e me ter com amor. DESEJO TAMBEM QUE Queira abraçar-me, beijar-me, cuidar de mim, proteger-me, amar-me nas vinte e quatro horas de todos os seus dias, fazendo assim com que me Ame a cada dia mais e que sinta prazer só de ver a minha imagem (lloa). São Cipriano faça ele (tasn) sentir por mim (lloa) um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra pessoa e NUNCA SENTIRÁ. Que ele (tasn) tenha prazer apenas comigo (lloa), que tenha tesão somente por mim e que seu corpo só a mim pertença, que só tenha paz se estiver comigo (lloa). Agradeço por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome, São Cipriano, em troca de amansar e amarrar nos meus pés (tasn) e trazê-lo de volta pra mim APAIXONADO, CARINHOSO, DEVOTADO, LOUCO DE AMOR, FIEL E CHEIO DE DESEJO aos meus braços, falando sempre a verdade e para que curta o nosso amor e volte pra mim o mais rápido possível agora e que sinta uma dor muito forte em seu coração de saudades de mim (lloa) e que tenha sonhos comigo de que esta fazendo amor comigo e com muito desejo e fogo da paixão. Que Sinta orgulho de dizer a todos que sou SUA. Que jamais tenha vergonha de mim nunca em momento algum. Que a minha vontade seja a Dele (tasn) também, e que sinta uma imensa felicidade sempre que estiver comigo ou ouvir a minha voz e jamais queira de mim (lloa) se separar. Que eu (lloa) e (tasn), Possamos viver em paz e unidos pelo amor. Peço isso aos poderes de SÃO CIPRIANO. Amém! Publicarei essa mensagem três vezes e rapidamente terás uma surpresa QUE (tasn) ME PROCURE ME LIGUE AGORA SINTA AGONIA SE NÃO FALAR COMIGO QUE FIQUE PERTURBADO SE ESTIVER LONGE DE MIM (tasn), LOUCO DE SAUDADE ME LIGANDO A TODO MOMENTO e CHEIO DE MEDO DE ME PERDER,QUE VENHA AGORA me procurar mandar e-mail mandar mensagens para mim. Eu agradeço

    ResponderExcluir